Design Thinking – Design de Embalagem e Grids – THIAGO CARNEIRO DESIGNER L’OREAL PDGP BRASIL

Você tem de
1 a 3 segundos
para vender seu produto.


E 90 segundos para dar argumentos válidos
para seu cliente comprar AGORA.
Quer saber mais sobre Neuro Design? Nossa agência entrega.

Clientes

São mais de 20 anos de nosso Fundador e mentor criando para as maiores e mais relevantes marcas como Ana Maria Braga, Distribuidora Martins, L’Oreal, Água de Cheiro entre outras. Aqui você vai conhecer mais sobre nossos processos e nossa equipe. Nós da Benlev comunicação somos focados em desenvolver os melhores produtos, digitais e físicos. E temos um forte aparato técnico e humano.

Marcas competitivas

Os produtos estão a cada dia mais próximos em qualidade, sendo assim marca e valores emocionais que não são detectados pelo cérebro consciente (Neocortex) são cada vez mais importantes quando se trata de construção de produtos.

Por esse motivo, diferencial de marca é um tema que exige muito estudo. Pois se é diferente demais, afasta o público por dissonância cognitiva exagerada, se é igual demais não libera dopamina, que é o hormônio responsável por gerar conexão emocional.

Neuro Branding

Nós construímos produtos com arquitetura da informação baseados em respostas às sinapses emocionais ligadas ao sistema límbico e reptiliano. Assim informamos valor, preço, identidade e autoridade. Além da construção de autoridade a nível subliminar, mesmo antes da linguagem escrita.
Usamos a arquitetura da informação, códigos emocionais, proporções e estudos de respostas emocionais para construir uma conexão emocioal subconsciente.

Inovação de embalagens e produtos

Nós convidamos você à aproveitar esse tempo para maratonar a primeira temporada da nossa Web Série sobre Desenvolvimento de produtos e Embalagens. Nela, Thiago Carneiro (Founder da Benlev) fala mais sobre sua experiência e sobre como nossa Startup trabalha para amplificar a criatividade e inovação, bem como o desenvolvimento constante de melhorias.

Agência de consultoria de branding, desenvolvimento de produtos e design de embalagens

Desde 1999 nosso fundador trabalha o desenvolvimento de produtos e design de embalagens. Nosso Studio vem atendendo empresas no eixo Rio de Janeiro / São Paulo e estamos presentes em mais de 20 países todos os anos. Em breve postaremos mais rótulos, embalagens e demais decorações de produtos, desde embalagens de alimentos, cosméticos, até brinquedos e demais produtos.

Além de prestar serviços o principal propósito da Benlev Comunicação é Gerar valor e doar nosso conhecimento de mais de 20 anos de marcado para você que se interessa sobre um dos assuntos que mais amamos, desenvolvimento e inovação de novos produtos.

Junte-se a 369 outros assinantes

Quais critérios usar para avaliar uma agência de design de embalagens?

Gosto muito da frase: “O que não pode ser medido não pode ser melhorado”. E no mundo competitivo que vivemos, não evoluir é uma garantia de insucesso. Portanto precisamos constantemente evoluir. Pensando nisso reunimos nosso time de especialistas para elaborarmos uma série de fatores que levam um projeto de Design ao sucesso, ou ao fracasso.

São 10 critérios básicos para avaliação passada e futura de uma agência de Design de embalagens e são elas:

1. Especialidade e expertise.

Não adianta sua agência ter outra especialidade e experiência. Nos dias atuais a competitividade é muito grande. Se você não tiver a melhor comunicação seu produto já nasce atrás de seus principais concorrentes. Vendas são emocionais e compra é determinada pela avaliação inconsciente do produto e sem um bom Design você precisará vender muito barato, ou gastar muito mais para vender o mesmo.

Sua agência atual domina o assunto? Uma imagem pode enganar, um projeto pode vir pronto do exterior e a agência alterar somente texto. Sendo assim, verifique os textos do site. O Quão especifico ele é. Clientes não têm obrigação de saber avaliar um Design funcional, mas podem buscar referências técnicas ou investigar as informações concedidas.

2. Referências e cases reais.


É sempre bom ver os produtos que foram feitos e as marcas que esta agência trabalhou. Também vale avaliar o fundador ou o diretor de arte. O nome de quem está a frente do projeto é importante para entender se a qualidade do projeto continua a mesma, ou se a agência vive de conquistas passadas.

3. Relacionamento, Tecnicidade, inovação e conhecimento cientifico

O Mundo mudou muito e criatividade tornou-se um fator muito pequeno frente a outros. Além de Soft Skills ligados ao propósito e a cultura da empresa, como atendimento e carisma. A agência precisa acima de tudo conhecimento dos avanços do comportamento do consumidor, mapeamento de wireframe, arquitetura da informação e Neuro Marketing.

Como dissemos o mercado está cada dia mais competitivo. Sem uma visão clara, sem o uso de dados de consumo e um conhecimento aprofundado de comportamento emocional humano sua agência vai entregar um monte de desenhos sem planos de conversão de vendas. E isso é um risco que você não vai querer correr.

4. Experiência em leitura e desenvolvimento de Branding

Um dos principais fatores que fizeram de pequenas empresas grandes no mercado. Ou que fizeram as grandes marcas posicionarem-se firmes diante das grandes crises de mercado foram as ações de Branding. Manter-se ligado ao seu propósito de comunicar bem o coração da sua marca e produto dá muito lucro e minimiza gastos desnecessários de comunicação.

Leia mais sobre isso aqui.

5. Conhecimento de estratégia de negócios

Em uma reunião preliminar, ou mesmo em uma visita ao site você consegue perceber um certo domínio, ou não, por parte da agência. Estar atenta ou atento a isso ajuda muito antes da contratação.

6. Não ter foco em prêmios, mas em vendas e pipe Line

Sim, eu sei. Agências ganhadoras de prêmios crescem seu valor de mercado. Mas se o foco for agradar a uma junta que seu gosto pessoal e vivências estão tão próximas não ajuda a vender pra quem realmente importa, para seu consumidor. Os prêmios são feitos sobre vivências passadas. Eles são excelentes, mas não garantem o sucesso no seu projeto atual. Foque no número de horas que sua agência estuda clientes, nichos diferenciados, pessoas de diversas realidades e vivências. As vendas veem daí.

7. Não se deixe enganar por estrutura física.

Privilégios não geram resultados. Não é porque uma agência teve dinheiro para obter um grande escritório que ela tem os melhores resultados. Estamos na era das Startups e muitas delas nasceram em uma garagem. O potencial humano que você precisa pode estar escondido por trás de uma garagem. Converse com o fundador, conheça sua história isso fala mais sobre os resultados do que as fotos do escritório.

8. Não se prenda a uma relação insegura com uma agência

Diretores e executivos tendem a se prender com uma agência por conta da relação pessoal que têm com elas. Afinal estão a um par de tempo juntos. Ou por motivos de networking um uma possível abertura para a carreira.
Mas os resultados falam mais alto no histórico tanto do executivo, quanto da marca a qual está se desenvolvendo o projeto. O resultado positivo ou negativo é lembrado pelo mercado e as relações do passado podem prender uma carreira, enquanto novas relações ampliam o networking.

9. Tenha ajuda de uma avaliação técnica.

Você não precisa ser obrigada ou obrigado a ter todos os aparatos técnicos para avaliar uma o impacto visual da uma embalagem. Bonito ou feito, gosto ou não gosto não é o bastante. Belíssimos projetos de embalagens podem ser responsáveis por falir uma marca. Entender e documentar a história de sucesso e fracasso dos produtos ajuda a avaliar corretamente a longevidade de uma embalagem.
Em breve falaremos sobre quanto tempo um belo e péssimo design pode durar seguindo sendo agradável.

10. Contrate para projetos de vida de marca.

Conforto não ajuda a desenvolver bons produtos. Pode parecer que desenvolver um produto em30 dias ou 3 meses ser o ideal, mas não é. Quando faz-se um produto muito rapidamente muitas lacunas ficam em aberto. Desenvolver os próximos passos da evolução da marca e produto é garantir que a marca e o produto não vai perder força com facilidade. O processo de desenvolvimento nunca acaba. Trace um planejamento claro e continuo para uma evolução constante.

CRIAÇÃO DE EMBALAGENS PARA PRODUTOS

Agência de desenvolve Rótulos e embalagens de cartuchos? Muito mais do que isso.
Foi o tempo que o mais importante era ter um rótulo para rodar uma ideia incrível de um novo produto. Hoje em dia existem milhares de cervejarias artesanais, um incontável número de novas empresas de cosméticos, biscoitos e alimentícios. Fora a guerra das multinacionais gerando uma distancia ainda maior entre o grande marcado e as marcas nacionais. Então você precisa muito mais do que um rótulo e cartucho, você precisa de uma agência que venda seus produtos nos 3 primeiros segundos que seu cliente e consumidor olha para ele.

Quer ter um resultado superior? Quer que seu investimento em publicidade e marketing gere maiores resultados que os da concorrência? Então tenha uma equipe que estude como o cérebro humano capta as emoções visuais e as transforme em desejo de compra.

ALGUNS TRABALHOS

CARTUCHOS COM MELHOR APROFEITAMENTO GRÁFICO E RESULTADO SUPERIOR

Existem sim agências que criam embalagens para grandes marcas, mas e se você não tem um orçamento gigantesco para trazer imagens de modelos ou fotografias incríveis vindas de fora do país? Você vai comprar imagens de plástico feitas em massa para sua embalagem? Ou vai ter uma imagem de cada cor em sua linha de produtos? Ou pior, vai ter uma imagem igual a do seu concorrente? Então você não precisa de uma agência de Design, você precisa de uma agência de Design especializada em produto desde o Concept Art, até o Key Visual. Além é claro de ajudar o planejamento de Merchandising e como projetar uma melhor experiência de compra no PDL (Ponto de vendas ou PLV).

O QUE NOSSA AGÊNCIA PODE OFERECER DE SERVIÇOS NA ÁREA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRIDITOS E EMBALAGENS?

Além de oferecer o serviço de criação de conceitos e embalagens, também podemos oferecer o serviço de desenvolvimento de novos produtos para compor sua gama de produtos. Pensando no Propósito da sua marca, demanda de mercado ou Insights de consumo com pesquisas qualitativas de UX Design e Design Thinking. Podemos entregar novas extensões de linha, redesign de embalagem, marca e decoração. Além de plano de evolução de marca, caso haja uma necessidade de modernização de linha, produto ou marcas guarda-chuva. Além de alinhamento de marca e harmonização de produtos.

Redesign de Linha de produtos, extensões ou revitalizações. Além de adequação de facas, criação ou ajustes. Talvez seu produto precise de ajuste de tamanho ou quantidade de texto, adequação ou ajuste. Então chame a gente. Também fazemos ajustes de shape ou re-design para aproveitamento e economia industrial.

Pode ser que sua necessidade seja Gerar mais percepção de valor por parte de seu cliente final ou consumidores. Um dos maiores investimentos que uma empresa no ramo da industria e varejo podem fazer por seus produtos é investir em melhoria na percepção de seus produtos, tanto no design de rótulos quanto de embalagens. Se você estiver precisando de melhores resultados você precisa falar com a gente. Estamos prontos para ajudar você e sua equipe a criar a embalagem ideal para seu projeto.

A BENLEV COMUNICAÇÃO É A MELHOR ESCOLHA PARA INVESTIR EM DESIGN DE PRODUTO?

No passado a embalagem era vista como uma maneira de armazenar e transportar produtos. Em seguida entendeu-se que era um recurso estratégico e criativo para conquistar maior público e mercado que permitisse estabelecer uma relação emocional e afetiva com consumidores. Hoje em dia você transfere e oferece diferenciais, benefícios e valores intangíveis para seu produto e marca e desperta acima de tudo uma conexão com sentimentos que nem mesmo seu consumidor percebe ter. Hoje em dia sabemos da existência de gatilhos mentais ligados eu Marketing emocional e sabemos conectar preço valor e sentimentos positivos a este gatilho mental tão importante chamado familiaridade, bem como o gatilho mental da originalidade que afetam e muito o emocional de nossos consumidores. Nós somos a melhor escolha quando se trata em conhecimento experiência, agilidade e conhecimento tecnológico de marca e Branding para melhoria de seus rótulos, produtos k-visual e embalagem. Vem com a gente.

NOSSO PROCESSO DE DESIGN E CRIAÇÃO DE RÓTULOS E EMBALAGENS.

01. Planejamento estratégico e alinhamento

01a. IMERSÃO – Neste ponto entramos no mercado e recolhemos todas as informações que cercam o projeto. Circulo cromático do produto. Mapeamento de marcas concorrentes e seus atributos emocionais, mapeamento de oportunidades visuais e autoridade gráfica. Mapeamento de Arquitetura de informação dos principais clientes e pontos de melhorias para uma possível evolução de mercado.
01b. DIRECIONAMENTO – Depois das pesquisas iniciais para encontrar o ponto comum e diferencial de marca. Enviamos aos cliente todo o caminho estratégico de comunicação.
01c. ALINHAMENTO – Alinhamos o plano com o cliente e sua equipe executiva antes de entregar a solução visual. Esse ponto vai direcionar a pesquisa, o conceito e elementos gráficos que mapeamos antes de encontrar o caminho criativo.

02. Pesquisa de mercado e consumidor

02.a Proto persona para identificação de jornada neuro afetiva
02.b Pesquisa qualitativa de baixa complexidade
02c. Identificação de diferencial competitivo baseado no propósito de marca
02d. Aprovação de conceito e caminhos iniciais


03. Design de mercado

03a. Alinhamento e comparação com lembrança de marca de concorrentes.
03b. Teste de diferencial competitivo e personalidade de marca e produto.
03c. Teste de percepção de preço e valor comparativo com concorrentes.


06. Ajuste e homologação

06a. Depois de aprovado o layout, caminhos criativos e arquitetura da informação, todos com embasamento em pesquisa e teste o projeto vai pra reunião de ajuste e alinhamento.
06b. Tendo sido recebido feedback o projeto é apresentado novamente a junta diretiva e executivos e só então o martelo é batido.
06c. Um documento de responsabilidade é enviado e assinado por todas as áreas envolvidas para garantir uma unidade na decisão final.
06c. O projeto entra no processo de entrega de adicionais, sendo bônus ou demais serviços referente a vida útil e evolução do projeto.

07. Suporte e manutenção

07a. Mesmo depois de terminado nossa relação com o cliente não termina. Existe uma série de reuniões de vida do projeto para garantir uma constante evolução e recepção de feedback de clientes e consumidores.

Preços promocionais de produtos e serviços

PERCEPÇÃO DE VALOR, PERSONALIDADE E FUNCIONALIDADE

Entendemos que é importante para produtos ter maior funcionalidade, ter uma forma mais atraente, mas todas as outras agências já fazem isso. Nós oferecemos mais. Proteção, durabilidade, beleza já são coisas que a indústria resolveu e resolveu bem. Nossa proposta é gerar match com personalidade, criatividade e desejo de compra. Nossa maior preocupação é em como tornar a experiência de compra desejável já no primeiro segundo e no máximo nos 3 primeiros segundos de contato com o produto.

RESOLVEMOS SEU PROBLEMA DE IMPRESSÃO NA GRÁFICA

Nossa experiência mostra que problemas de produção gráfica resolvem-se tendo um produtor gráfico dentro da agência. Esse produtor gráfico é um técnico contratado para resolver problemas gráficos antes de eles existirem. Análise de imagem e cores previamente evitam MUITOS problemas que agências têm em rodar produtos com alto grau de complexidade. Nossa vantagem é que detectamos problemas gráficos antes de eles existirem. Bem como nosso processo de aprovação que ajuda a evitar e até mesmo resolver problemas de textos com erros. Por isso somos a melhor e mais segura escolha em termos de agência de design e Branding de embalagens e produtos.

Caso sejamos contratados, podemos criar toda a sequência de processo de qualidade e arquivo de certificação da sua empresa, fazendo com que haja um treinamento e processo de arquivo e garantia da qualidade a longo prazo. Ajudando a gerenciar seu arquivo de cor, qualidade e mesmo prazo de validade das cartelas de mínimo, padrão e máximo. Gerando mais fidelização e padrão das suas cartelas de aprovação junto as gráficas. Além é claro de disponibilidade de aprovação em máquina, caso seja solicitado.

TÉCNICAS

Nossa principal missão é foco no consumidor, por isso incluímos Ux Design Ux Research, mapeamento de calor de informações mais relevantes e menos relevantes. Levando em conta concorrentes e consumers. Sugerimos que você acesse nossos vídeos e artigos sobre Wireframe de produto, arquitetura da informação e proporções. Sim, trabalhamos com proporção áurea, diagonais e outras técnicas para deixar a experiência de compra ainda mais efetiva.

IMERSÃO

Nossa expetativa primária e básica para entrar no nosso time de especialistas em design de embalagem e marca é a Empatia, mas só ela não basta. Quando entramos em um projeto entramos na vida do produto e imergimos em como nossos clientes e consumidores enxergam aquele mercado.

PLANO DE AÇÃO

O mapeamento conta com um check list básico do que legalmente sua embalagem, rótulo ou qualquer outro processo gráfico que seu involucro necessita e unimos aos desejos e Insights do cliente somados à sugestões do que a Benlev comunicação pode oferecer.

FAMILIARIDADE

Não somente as marcas precisam trabalhar a empatia, familiaridade e gatilhos mentais, mas também a nossa marca deseja criar laços de um bom relacionamento e por isso desejamos sempre entregar bônus e tarefas que não nos foram solicitadas como uma sugestão e desejo de parceria. São valores que acreditamos.

TRATAMENTO DE IMAGEM, 3D E MANIPULAÇÃO DIGITAL NO PHOTOSHOP

Sim temos. Além de todos os anos de preparação e treinamento de especialistas, ainda temos 3D para mockup Digital, ilustração 2D e 3D para animação usada nas apresentações, key visual e motion graphics das embalagens, marcas e produtos. Esse é um dos nossos produtos mais interessantes para empresas de embalagens. Além é claro de grande expertise de tratamento de imagem humana, como pele de modelos, solução para cabelos loiros, morenos e ruivos. Em especial os loiros que tendem a esverdear. Trabalhamos minuciosamente para que esses problemas sejam sanados antes mesmo de irem para a gráfica, minimizando uma possível revisão que a gráfica precise fazer. Isso evita custo extra, perda de produção e atrasos na entrega. Além é claro de tratamento de imagem especifico para alimentos que são difíceis de ir para a impressão em processos de trapping para filme que é tão delicado.

SEJA VOCÊ UM NOVO INVESTIDOR, OU MESMO UM EXECUTIVO DE UMA GRANDE INDÚSTRIA, FIQUE SEGURO

Sabemos que existem diversas obrigações legais na construção de embalagens e por vezes fica difícil estar alinhado com todas as regras, legislações e detalhes da construção de tantas embalagens e produtos. Você já tem muita coisa que se preocupar em seu negócio. Deixa essas questões com a gente. A gente resolve isso pra você. Alguns órgãos e normas como do código de defesa do consumidor podem ser bastante exigentes. Além disso é preciso criar soluções para o que é obrigatório e o que é desejado. Fique tranquila, fique tranquilo a gente resolve o problema do seu rótulo e produto e criamos a embalagem ideal para você.

Agende uma reunião, faça um acordo conosco. Você não vai se arrepender. A gente bate um papo, pode ser conference Call. Não importa a distância, a tecnologia e um bom papo ajudam a aproximar pessoas.

COMO CRIAMOS EMBALAGENS?

Nosso processo inicia-se antes de colocar as mãos na prancheta. Alinhamento de Briefing, conceito e propósito de marca é um momento super importante antes de desenvolvermos nosso processo e mais do que isso antes de gerarmos imagens. Der um direcionamento é melhor do que criar sobre delírios criativos. Além disso precisamos ter uma avaliação técnica. Pode parecer complicado, mas não é. Temos um mapa criado com nossa experiência para agilizar o processo e não perder nenhuma etapa e essa parte de preparação pode demorar menos de um dia. Mas é super importante para aumentar nosso potencial de sucesso.

Segundo Jim Collins, pesquisador e escritor de gestão e produtividade empresarial norte americano. O sucesso não está em simplesmente ação massiva, mas em Planejamento. Em seu estudo e pesquisa constatou que as empresas que mais cresceram nas últimas décadas são aquelas em que seus gestores gastam 5% em decidindo o que fazer  e 95% executando exatamente o que decidiu. A palavra chave é foco. FOCO DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO. 

Nossos prazos são definidos ainda nã segunda reunião

Temos uma vasta experiência na criação de diversos tipos de material e embora tenhamos uma ideia exata de quanto tempo um projeto de qualidade precisa para ser desenvolvido. No Briefing e definido o preço também levando em consideração o prazo. Entendemos que Perfeição é um conceito que precisa de tempo para ser produtiva, mas que no mundo real existem outros fatores.

Para nós palavra, cronograma e prazo são valores poderosos e que são em 50% responsabilidade do cliente e 50% responsabilidade do fornecedor. E nós assumimos TODAS as nossas responsabilidades.

Investimento e Orçamento. Quanto custa?

Cada “Produto” nosso tem um valor bem definido, mas prazo, e sub produtos são levados em conta no orçamento. Por isso o Briefing é importante. Entender o prazo e se vai precisar de uma ilustraçãi, por exemplo. Ou se vai precisar de tratamento de imagem, ou 3D, ou algum outro subproduto pode e vai alterar o preço e a data de entrega. Por isso o valor varia. Não pela importância do cliente, mas por qual o custo e tempo que vai demandar esse projeto. Então sim, um projeto nosso pode custar caro, mas também barato. Imagina um produto com muitas horas de produção, pesquisa, visitas ao ponto de vendas ou contato com consumidores e viagens. Lógico que a qualidade e a certeza do resultados são maiores, mas em compensação também o custo e hora/máquina também aumentam. Mas há projetos simples, baratos e de qualidade aceitável para alguns clientes. Então a diferença não está na agência, ou no cliente. Mas no prazo e orçamento para desenvolve-lo.

Quais são os tipos de Embalagens?

O que você precisa saber sobre embalagens antes de contratar uma agência?

COMO SE CLASSIFICAM AS EMBALAGENS?

Embalagem primária: está em contato direto com o produto, como acontece com as embalagens tipo longa vida, latas de ervilha e frascos de xampu;
Embalagem secundária: é a embalagem que protege a embalagem primária e possibilita a comercialização de várias unidades, como caixas de bombons ou a caixa de papelão que abriga o saco plástico de cereais;
Embalagem terciária: é usada para transportar um lote de produtos ou agrupar várias embalagens primárias e secundárias. Exemplo: caixa de papelão com diversos produtos em embalagens secundárias ou sacolas plásticas de mercado;
Embalagem quaternária: usada para juntar, movimentar e armazenar produtos;
Embalagem de quinto nível: utilizada para a distribuição à longa distância, como os contêineres.

QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UJMA EMBALAGEM?

Contenção: a embalagem é usada para acondicionar o produto e mantê-lo na forma em que chegará às mãos do consumidor, ajudando a otimizar as operações logísticas relacionadas à armazenagem e transporte;
Proteção: a embalagem protege a integridade do produto até que chegue ao consumidor final. Violação de lacres, furos, rasgos e amassados mostram que a embalagem não está cumprindo adequadamente sua função ou que há falhas nos processos de movimentação e armazenagem das mercadorias;
Comunicação: a embalagem também serve para dar informações sobre o produto, tais como peso, volume, composição, instruções de uso, data de validade, código de barras, entre outros dados úteis para os canais de distribuição e para o consumidor final. Além disso, a embalagem é utilizada para promover a marca, diferenciar o produto da concorrência e chamar a atenção do consumidor.

Agência de Design de embalagens no eixo Rio de Janeiro / São Paulo

Ter uma agência ou escritório de Design no Brasil, e em especial no eixo Rio de Janeiro São Paulo não é tarefa simples, muito menos para amadores. Atender a este público tão exigente do sudeste e fazer com que seus produtos seja sucesso em especial na reunião Norte e Nordeste que são áreas tão importantes para vendas de produtos é um baita de um desafio. Desafio por conta do gosto e vivência do público classe “B” e “C” que normalmente nos contrata e faze-los entender que o público Classe “C” e em especial os jovens têm gostos distintos dos deles. E nosso maior desafio também é nossa maior alegria, pois ter produtos com resultados fantásticos em pesquisa tanto na reunião sudeste e São Paulo quanto na região Norte, Nordeste é uma incrível satisfação.

Nossa Agência é inovadora justamente por isso. Nossa experiência de ser uma das primeiras agências de Design funcionando 100% Digital, 100% Online e 100% Home Office nos permite ter não somente mobilidade, rapidez quanto também expertise em momentos onde a presença física seria um problema. Nós podemos ajudar a superar problemas de comunicação e distância. E essa é uma das nossas maiores vantagens competitivas.

Então não perca tempo, e entre em contato conosco pelos telefones 21 965558871. Ou cadastre-se em nossa lista de e-mail e receba gratuitamente artigos, livros e muitos materiais para lhe ajudar a crescer, vender mais ou ter sua marca mais impactante.

Junte-se a 369 outros assinantes

QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O DESIGN DE PRODUTOS E O DESIGN DE EMBALAGEM?
Olá, o termo “Design de produtos” tanto quanto “Design de embalagens” precisarão de desambiguação. Pois são especialidades com outras sub especialidades e expertises distintas, embora cognatas. As numerações abaixo são unicamente para ordenar nossa lista e não necessariamente são termos oficiais para diferenciação no mercado.

Design de produto 1 – É a área de atuação que aplica conceitos de design para construir uma peça física, um objeto de, uso utilitário, ou ferramenta para um determinado fim. Exemplo: Designer de cadeira, Designer de eletrodoméstico, Designer de talheres, Designer de cama.

Designer de produto 2 – É o profissional que trabalha na pesquisa desenvolvimento e construção da jornada do produto. Ele constrói toda a identidade visual, interface de embalagem e ergonomia baseados no conceito de produto, que pode vir de um Insight de uma necessidade de mercado, de consumidor, ou vindos diretamente de uma solicitação de demandas. Esse tipo de profissional constrói a imagem de valor e vínculos emocionais que aquele produto tem com consumidores. As habilidades necessárias para este tipo de perfil são Ux Design, Design gráfico, Produção gráfica, Ui Design, Design de Marcas e Neuro Branding. Por vezes ele trabalha em dupla de criação com Gerente de produtos, ou ele mesmo ocupa o cargo de gerente de produtos.

Designer de Produtos Digitais – É um Designer Gráfico que trabalha também com UX e pesquisa de mercado focado especialmente em como criar, desenvolver e gerenciar produtos que tenham a tecnologia como base de construção de seus produtos. Por exemplo Site, Blog, Aplicativo, Painel de controle de carro e etc. Esse profissional não precisa obrigatoriamente ser um programador, mas é importante que conheça ferramentas de programação para que possa desempenhar bem seu papel e trabalhar entendendo as limitações de seus projetos.

Designer de embalagens 1 – Este primeiro tipo de profissional é o que constrói toda a parte físicas das embalagens, os dimensionamentos, as questões técnicas da construções e a parte de ferramental. Normalmente é um especialista que têm um preparo e foco na parte industrial das embalagens e não necessariamente da decoração e interface com o Humano. São extremamente importantes não somente para o plano de comunicação das embalagens, mas também do processo industrial.

Designer de embalagens 2 – Este segundo modelo de Designer de embalagens tem perfil idêntico ao designer de produtos que desenvolve produtos para a indústria de varejo (alimentícia, higiene e limpeza e cosméticos). Ele cria, gerencia e desenvolve produtos e sua interface com consumidores e clientes. O principal perfil que desenvolvemos para esse tipo de profissional é o que tem melhores habilidades de entender o Cérebro humano e a conexão de produtos e gatilhos mentais. Em especial construção de autoridade visual e códigos visuais de preço e aderência ao mercado.

ARTIGOS E MATÉRIAS ÚTEIS

O ÚLTIMO PIOR ANO DA SUA GESTÃO

Esse ano pode ter sido o ano de seus priores resultados. Não foi tão ruim assim? Ótimo, pode ser ainda melhor. Eu e minha equipe entrevistamos dezenas de empresas toda semana. Vários projetos. Mas um deles me chamou muito a atenção. Imagina se esse fosse o ÚLTIMO PIOR ANO DA SUA GESTÃO. Eu estudo Design […]

Read more

Marketing Emocional – Como triplicar o faturamento anual da sua empresa

Quais são as principais estratégias de Marketing emocional para triplicar o faturamento da sua pequena e média empresa? Neste primeiro episódio do podcast + playlist do youtube da segunda temporada sobre Marketing emocional vamos tratar das principais estratégias de marketing, comercial e de marca para aumentar o faturamento e saúde financeira da sua pequena e […]

Read more
Como chegar a meio milhão de faturamento anual startup e 6 em 7?

Você não tem tempo? Então vai perder dinheiro!

Tempo é dinheiro e você pode estar jogando o seu no lixo! Eu detesto ser o porta-voz de más noticias, sou muito alegre e me aperta o peito ter que dizer boas verdades. Quem não ia querer a vida fácil e sem problemas né? A verdade é que nada na vida é fácil demais. Se […]

Read more
Mais de meio milhão ou dois milhões de faturamento com lançamento de infoproduto como chegar la?

Marketing Digital – Como começar e aumentar uma audiência?

Super aula gratuita sobre Como criar uma audiência, ganhar mais seguidores e ainda vender mais pela internet. Olá, isso mesmo esse é somente um aviso que estamos postando no site uma aula com mais de 40 minutos só sobre o tema criando audiência e é lógico e finalidade é você dar os primeiros passos para […]

Read more

LANÇAMENTO PERPÉTUO | Como vender mais o ano inteiro produtos físicos ou info produtos

Marketing – O QUE FAZER PARA AUMENTAR A CONVERSÃO DE VENDAS?  Em primeiro lugar quero nivelar o assunto respondendo a uma questão: O que é conversão no marketing digital?  Conversão é o termo que usamos para definir uma mudança de nível dentro do PipeLine, o famoso funil de vendas. Se você não sabe o que […]

Read more

Crescimento de 11mil visitantes de forma orgânica. 80% de crescimento de um mês para outro e 65% mais interesse de compra real.

Como implementar a cultura de marketing de resultados na carreira e na empresa? Ninguém quer perder alguém que gera MUITO resultado. Você já deve ter percebido que nem toda empresa e agência foca no resultado real. Certo? Nós odiamos isso. Odiamos resultados medíocres e temos nojo de métricas de vaidade. Aqueles números maquiados e que […]

Read more

Como criar, escolher ou melhorar um InfoProduto pra lançar?

Autoridade em produtos e info produtos Thiago Carneiro, é Founder da Benlev Comunicação e CEO da revista Youmundo e por mais de 20 anos cria e desenvolve produtos para as maiores marcas nacionais e internacionais. Dentre elas L’Oreal, Cor&Ton, Fox Chronos, k8 Music, Elseve Garnier e outras. Além de ser responsável por lançamento, criação e […]

Read more

Cultura de Inovação vs inovação corporativa e o fim do freelancer no Brasil

Marketing Emocional: Primeira temporada Episódio 5 Quem ainda não conferiu a série sobre Marketing Emocional pode aproveitar este final de semana e maratonar todo o assunto no meu canal. Já informando que a série tem 7 episódios e o episódio de número 6 vai ao ar neste domingo. Já o Episódio 7 vai ao ar […]

Read more
Palestra Exclusiva, Gratuita, Online SIX ELEMENTS CONSULT
your future,do it yourself. "A internet dá dinheiro, reconhecimento profissional e valorização e AUTORIDADE. Clientes e empregadores me procuram e admiram o que eu faço, mas eu construí isso, dia após dia." – Thiago Carneiro Se você perdeu nosso …

Alguns sites úteis que oferecem informações relevantes sobre embalagens

Associação Brasileira de Embalagem (ABRE): http://www.abre.org.br/
Pack: https://www.pack.com.br
Protege o que é bom: http://www.protegeoqueebom.pt
Embalagem marca: https://www.embalagemmarca.com.br/
Associação Brasileira da Industria do PET – ABIPET: http://www.abipet.org.br/index.html
ABIEF – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis: http://www.abief.com.br
Embanews: http://www.embanews.com/
Clube da Embalagem: http://www.clubedaembalagem.com.br/
Green Savers – história da embalagem: https://greensavers.sapo.pt/a-historia-da-embalagem-de-8-000-a-c-ate-2013/
Notícias sobre embalagens – Exame: https://exame.abril.com.br/noticias-sobre/embalagem/
Etiquetas resistentes: BOPP, PE ou PET. Qual tem o melhor custo-benefício? : https://www.promtec.com.br/etiquetas-resistentes-bopp-pe-ou-pet-qual-tem-o-melhor-custo-beneficio
Principal e mais importante site de Embalagem, marca e produtos publicou um artigo nosso: leia mais sobre Embalagem e seus principais gatilhos mentais: https://www.embalagemmarca.com.br/2020/05/embalagem-como-peca-publicitaria-no-digital-e-no-dia-a-dia/

CONTATO BS”D

Thiago Carneiro trabalhou 12 Anos na L’Oréal antes de deixar tudo pra trás e começar sua agência focada na transformação digital de  Produtos e Marcas. Thiago é CEO e CDO na Benlev Comunicação.

Quero te convidar a inscrever-se  no blog e receber novas matérias e novidades. Inscreva-se aqui.

PORTFÓLIO E ANÁLISE DE PROJETO

FACE

Depois de tanto tempo sem escrever para meu portfólio decidi trabalhar um pouco nos novos conhecimentos que adquiri. Ao mesmo tempo, gostaria de mostrar alguns trabalhos e falar um pouco sobre a mudança no cenário mundial e nacional. Entre outras coisas, a minha visão do que é Design e o que faz um Designer mudaram brutalmente.

Como criar design de embalagens, como criar dimensionar e medir rótulos, como criar o design de uma embalagem cartucho ou caixinha design thiago carneiro
Como criar design de embalagens, como criar dimensionar e medir rótulos, como criar o design de uma embalagem cartucho ou caixinha design thiago carneiro

MUDANDO OS RUMOS DE UMA MARCA

ext-1

Hoje falarei um pouco sobre meu último projeto, e como a visão analítica de um designer pode ajudar a entender e aplicar uma nova rota para um produto ou marca. O escopo desse projeto era somente aproveitar o design de da linha Niely Gold feminina e trocar as cores e texto conforme a linha masculina. Escopo aparentemente simples, mas que precisava de uma análise mais profunda.

MERCADO-DESIGN

Assim que vimos, que as cores, não somente de pack, mas do item mais vendido da linha estavam em desacordo com o mercado, sugerimos uma nova comunicação visual. Essa nova comunicação, equalizava o layout com o mercado, e ao mesmo tempo mantinha códigos extremamente característicos da marca. Encontramos assim, uma solução viável, coerente e mesmo assim não disruptiva. Isso era extremamente importante para a marca, todavia desafiador para um Designer. Como mudar e ao mesmo tempo manter a mesma identidade da marca?

DESIGN, O QUE NÃO É?  

Quando digo design falo de projeto visual e não somente o “desenho”.   Muitas pessoas quando estão falando de Design, pensam em desenho ou parte visual, mas o Design tem a ver com projeto, como encontrar desígnio para algo, como resolver um problema ou como atender as expectativas de um mercado, isso é design. Design pode inclusive ser uma solução olfativa, ou fotográfica. Design é dar desígnio e encontrar soluções com usabilidade e viabilidade.

TEM MAIS

Queria escrever mais e ser mais técnico, e serei,  mas fica para um próximo momento. Queria somente retomar o blog e começar a trazer mais artigos. Em breve criarei um canal no youtube o que vai ajudar na quantidade e na qualidade dos conteúdos. Me me siga no instagram e no LinkedIn para que possa ser avisado de novos artigos. Espero muito ajudar vocês nessa minha nova fase.

INSTAGRAM

https://www.instagram.com/thiago.benlev

LinkedIN

https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ 

Palestra Exclusiva, Gratuita, Online SIX ELEMENTS CONSULT

your future,do it yourself. “A internet dá dinheiro, reconhecimento profissional e valorização e AUTORIDADE. Clientes e empregadores me procuram e admiram o que eu faço, mas eu construí isso, dia após dia.” – Thiago Carneiro Se você perdeu nosso evento 100% gratuito, 100% online, não se preocupe. Em breve abriremos novas vagas. A internet é […]

Read more

Vendemos mais com Corona vírus do que antes

“Vendemos mais durante o covid19 do que antes dele” ESTRATÉGIAS DE COMITÊ DE CRISE PARA RESOLUÇÃO DE VENDASCriamos um comitê de crise nos primeiros dias de quarentena. Obvio que estamos reclusos em casa, nossa empresa é totalmente online e digital. Então não foi difícil manter a produtividade. A única diferença foi a presença dos filhos […]

Read more

Quais os 7 principais gatilhos mentais para usar no seu primeiro lançamento?

BS”D COMO VENDER MAIS HOJE COM GATILHOS MENTAIS? QUALQUER PRODUTO, QUALQUER NICHO! Esse é um post dinâmico. O que significa isso? Vamos atualiza-lo a medida que a semana passar. Então fique ligado e ligada neste e nos demais posts do blog, pois você pode perder atualização de posts se acompanhar somente por e-mail, LinkedIn e […]

Read more

Gatilhos Mentais – A linguagem emocional do Neuro Marketing Digital

Afinal o que são gatilhos mentais? Gatilhos mentais são métodos comprovados por cientistas que estudam neurociência comportamental. Ou seja a Neurociência focada no comportamento e reações humanas. O gatilho pode acionar um trauma, que gera uma reação. Mas também pode acionar um vínculo de reação emocional que gera uma ação de entrega, prazer, compra, choro, […]

Read more

Novo episódio da Série sobre Design e desenvolvimento de produtos – Episódio 05

BS”D O episódio 5 vai ao ar hoje a noite. Mas você pode acompanhar toda a série sobre esse tema. Confere aí a sequência completa de todos os principais temas que envolvem a criação, desenvolvimento e evolução de produtos, tanto físicos, quanto digitais. Você aprende mais sobre o tema e levanta outras questões. Caso você […]

Read more

Design de embalagens – Episódio 03 – Designer de produto físico ou gráfico

Esta série tem vários episódios curtos, temos também um tutorial em nosso playlist do canal com um passo a passo para aplicação de Grids e proporções para você usar na prática. Em seguida vou entregar gratuitamente um curso prático usando técnicas de criação e desenvolvimento de produto para você conseguir colocar em prática todo o […]

Read more

O que é CoolHunting e como usar pra fomentar inovação?

Cultura de CoolHunt? O que é CoolHunting e como usar pra fomentar inovação? Bem, não é de hoje que a equipe da Benlev Comunicação vem falando sobre inovação e colocar a inovação em foco te leva a pesquisar, saber e entender sobre vários assuntos que tem relação com esse. Se você não leu nossas ultimas […]

Read more

Método de Pesquisa de Inovação e Criatividade – Safari Urbano

No meio das agências de Marketing Digital e Design Thinking têm se falado bastante sobre produtividade criativa e o Safari Urbano tem esse objetivo. Por isso vemos o aumento do desejo de ter formas de buscar a inovação de forma mais rápida e efetiva. Lembrando que quanto mais rápido você chega em resultado, mais “barato” […]

Read more

O que é e onde encontrar um Lançador de Info Produtos

Só existe uma modalidade de Lançamento dentro do Marketing Digital? Dentro de um lançamento de produto e existem vários modelos para se adotar, dentre elas vamos abordar hoje a modalidade de Info-Produtos. Entretanto, cuidado com promeças de faturamento sem a visão de lucro. Nós vamos sempre orientar você a aumentar lucro, não somente faturamento. Alguns […]

Read more

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A