TUTORIAL PHOTOSHOP BÁSICO – COMO RECUPERAR UMA FOTO DESFOCADA E ABUSAR NOS EFEITOS


BS”D

Agora para a PENSA
como é estressante correr atrás
de bons clientes, e bons trabalhos.

Os melhores clientes e trabalhos correm atrás de você
com DESIGNING GROWTH.

TOPO

Em breve mais artigos e tutoriais.

Calma gente, estou estruturando melhor o blog aos poucos.

Caso queiram que eu continue essa série comentem aqui em baixo. Não tenho como saber se vocês gostaram a não ser pelos comentários.

Eu queria começar este post dizendo que estou me sentindo muito feliz em trabalhar alguns minutinhos por noite, ou madrugadas inteiras para escrever. Isso tem ajudado não só a fluir mais facilmente meu livro (Lançamento dia 30/11/2018), mas a desenvolver as técnicas e competências do meu trabalho.

TUTORIAL2.jpg
Ferramenta é importante, técnica é fundamental

Eu pretendo dar um Up no meu instagram para desmistificar aquele ditado”casa de ferreiro, espeto de pau”. Mas te confesso que dar um tapa no aplicativo do instagram já dá uma melhora significativa da imagem. As vezes bate aquela preguiça sabe?

Mesmo assim, independente da ferramenta, é importante você olhar para uma imagem e tentar adivinhar como o designer ou o manipulador de imagem chegou naquele resultado. A foto que vamos trabalhar por exemplo, foi feita por um celular ruim, somente com a luz de uma janela. A foto ficou desfocada e sem detalhes. O resultado não ficou igual a uma câmera profissional, mas o objetivo aqui é mostrar a ferramenta.

Pra você ter uma idéia essa imagem eu demorei 15 minutos pra fazer, mas demorei mais de 1 hora e meia pra escrever este texto explicativo (risos). Eu realmente tive que voltar e escrever este comentário só de raiva (mais risos incontroláveis).

Lembrando que esta foto foi tirada de celular e sem iluminação profissional

ANTES DEPOIS

PASSO A PASSO

Caso não dê para escrever tudo a tempo de postar no blog, eu vou colocar todas as imagens e aos poucos vou descrevendo como cheguei no resultado. Fechou? Então acompanha meu instagram (@Thiago.Benlev) para ter sempre novidades sobre novas postagens ou atualizações.
NOMEIE A CAMADA PARA NÃO SE PERDER

Para criar uma pasta e ao mesmo tempo juntar os Layers (camadas) nela eu seleciono todas as camadas que quero por na pasta e clico em CNTRL + G (Command no mac). Depois nomeio a pasta. Para nomear você pode clicar com o botão direito na pasta ou simplesmente clique com o cursor sobre a primeira letra da palavra AGRUPAR. Que é o nome que aparece quando você cria a pasta.

Captura de Tela 2018-10-25 às 17.20.00

1 cópia

Eu começo separando as nuances da imagem, uma mais clara, uma mais escura e outra com o tom de luz mediano. Faremos quase uma ilustração com a imagem.

2 cópia

Na imagem abaixo, perceba que a imagem já está super nítida. Você vai usar um fíltro chamado Máscara de nitidez.

3 cópia

Captura de Tela 2018-10-25 às 17.23.20

Captura de Tela 2018-10-25 às 17.23.52

Intensidade é a nitidez percebida, o raio é como se fosse a área de volume que você terá para deixar a imagem com maior volume. Para iniciantes, basta saber isso. Quanto maior a intensidade, maior a nitidez, mas se a imagem não tiver qualidade você precisará ir com calma. O raio em geral você só precisa aumentar um pouco, talvez menos de 1 para qualidade de internet.

Sempre diminua a intensidade desta camada. Na imagem abaixo eu deixei em 70%.

4 OPACIDADE DE CAMADA cópia

Depois disso eu criei uma camada de níveis, o caminho é embaixo da caixa de diálogo onde você encontrou as camadas (Layers).

5 cópia

A janela que vai aparecer é esta abaixo. As setas brancas á direita em baixo do gráfico são o brilho, quanto mais no centro, mais clara a imagem. As setas mais escuras a esquerda do gráfico são as de sombra, quanto mais ao centro, mais escura a imagem.

A caixa de degradê, também com setas em baixo são extremos de diminuição ou aumento de branco. Eles não chegam a aumentar ou diminuir a luz, eles aumentam ou diminuem o preto. Neste momento não falaremos dessa ferramenta no Tutorial, mas vale a pena mostrar que existem (Risos).

6 cópia

Depois da camada de efeito NÍVEIS criada você vai apertar CNTRL + I e essa máscara ao lado ficará preta. Ela esconde o efeito. Para revelá-lo você vai precisar pintar com o brush. E aí que está a arte.

7 cópia

Aperte a letra “B”, ela é um atalho para o brush. Com ele você vai amplificar os brilhos como se fosse uma maquiagem, mas você vai desenhar sobre a imagem para dar mais volume, como um desenho mesmo.

8 cópia

Para dar brilho de vidro, você precisa aumentar a dureza do brus na segunda linha conforme imagem acima.

9 cópia

Então… Não consegui ter minar essa noite. Mas na próxima noite tento terminar pra mostrar o processo final. Ok?

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A