A JORNADA DO HERÓI – StoryTelling pode ajudar na carreira – Thiago Carneiro

BS”D
Acredite, você está vivendo o momento da sua virada do herói!
Ter um roteiro bem definido de quem você é, em breves palavras, vai lhe ajudar e muito a contar sua história em 25 segundos.
Em algum momento de sua vida você percebeu que precisava crescer como profissional. Percebeu que precisava crescer e evoluir. Não somente isso, percebeu que pessoas menos preparadas, menos reforçadas e menos maduras que você conseguiam mais destaque e promoções e não entendia como isso ocorria. Se você está estudando esse tema quer dizer que está buscando evolução pessoal e de carreira.
ASSISTA TAMBÉM:
%MCEPASTEBIN%Marketing pessoal e imagem coletiva
Pois é, pode ser que seu marketing pessoal esteja errado e precise de boas estratégias de como comunicar positivamente seu trabalho.
Eu comecei muito jovem no mercado das agências, somente 16 anos. E aos 23 já estava em uma empresa que era líder no seguimento.
Cometi diversos erros que prejudicaram minha imagem e eu precisei trabalhar muito mais para reverter a imagem negativa, do que trabalhar para melhorar meus resultados.
Li e assisti tudo o que podia do líder e persistente da compania, como ele havia construído seu Império e também sobre Steve Jobs. Não deu outra, estou trabalhando como designer gráfico na maior empresa de cosméticos do mundo.

Na época, eu pesquisei sobre melhoria de resultados pessoais e me deparei com Branding de marcas. O estudo me ajudou a encontrar a fórmula da “Jornada do Herói”, o que me ajudou não somente em entrevistas de emprego, como nas minhas apresentações, e na nova imagem que o mercado faz de mim, bem como a imagem que meus stakeholders fazem de mim.

A fórmula

A fórmula é simples, mas muita gente não sabe como aplicar. Sugiro que copie o esqueleto da fórmula em 8 passos e deixe em um lugar fácil de encontrar.

Jornada do Herói

1 Mundo comum

2 O chamado

3 Encontro com o mentor

4 Testes e provações

5 Desafio final

6 Recompensa

7 Retorno para a casa

8 Vida nova

Aplicação prática

Você precisa criar a sua história dentro da jornada do herói e decorar essa história. Ela deve ser curta e fácil de contar em 2 minutos.

Depois de pronta resuma nos principais pontos e decore. Você poderá mais facilmente contar em uma entrevista de emprego ou mesmo apresentações informais.

1. Mundo comum

Nesta etapa construa a sua história mostrando como você é uma pessoa comum, vivendo em um lugar comum, fazendo coisas comuns. Humanizado. Isso ajudará a gerar empatia com o ouvinte.

2. O chamado

Conte como você se viu no desafio de se recriar, reinventar ou mesmo aceitar a uma batalha épica. Conte também as dificuldades de aceitar a jornada.

3. Encontro com o mentor

Ninguém nasce do nada, falar de um mentor, especialmente alguém de credibilidade e influência, somará conceitos e apólices de confiança dessa pessoa a você, à sua imagem e a sua carreira.

4. Testes e provações

Parte do primeiro teste é aceitar o desafio. Lembre-se, quanto maior o desafio, ou o vilão da história, maior o herói. Você não precisará fazer sobressair o herói, o desafio fará.

5. Desafio final

Esse é o clímax. Nele você contará como chegou até a resolução do problema, como o enfrentou, mesmo ainda sendo a pessoa do “Mundo Comum”.

6. Recompensa

No final da jornada você deverá mostrar o aprendizado, a Vitória pessoal, a conquista, e os valores da conquista altruísta.

7. Retorno para a casa

Aqui você mostra onde é a base da jornada, oma representação do seu lugar comum, da sua gente, do seu legado. Falar de um retorno triunfante para os ented queridos é uma boa forma. Ou para o início da jornada. Seria uma boa idéia participar de um projeto social e compor isso a sua história. Não somente porque ajuda na sua história, como realmente é assim que uma boa jornada deve ser.

8. Vida nova

O seu renascimento começa aqui. Contar como ficou depois de toda essa jornada e de como encarou o mundo novo a sua volta é o momento de calmaria para decantar o troféu na mente do ouvinte ou espectador. Valorizar tudo o que conquistou e ser grato a própria jornada já é uma coroação. Bem vindo ao lar herói.

Gratidão

Espero que tenha gostado desta e de outras matérias. Em breve, colocarei um vídeo sobre esse assunto com um exemplo prático. De qualquer forma, siga o meu blog e o meu perfil no instagram para não perder as novas postagens. Ok? Te espero também no podcast e Vitória.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A

One thought on “A JORNADA DO HERÓI – StoryTelling pode ajudar na carreira – Thiago Carneiro