Agência Ana Couto | Análise de vídeo que comunica a marca e a empresa

BS”D

AGÊNCIA SÓ DE NOME?

Não é de hoje que eu falo para os meus amigos o quanto gosto do trabalho da Ana Couto. Não pelo nome, ou marca, mas por conta da construção do nome e da marca. Pera aí, eu explico. Pensar em nome, pensar em marca e em todos os sentimentos, arquitetura visual ou não visual e os métodos de construção é o que mais faço. Acredito que “Design lápis” nunca vai superar o “Design Cérebro” e por isso sempre fico de olho no que a Ana couto faz. Eu admiro todo o trabalho de Design pensado e feito para agregar valor. E por isso tento agregar na minha carreira todo o esforço e conhecimento possível para que eu esteja alinhado com grandes agentes de construção de marca.

ACREDITAMOS

Nesta parte do vídeo, logo no inicio, fica claro que ele é uma espécie de StoryTelling de Jornada do Herói (Leia mais clicando aqui). Inclusive, acredito que cada profissional, empresa, ou agência deveria aprender sobre isso. Comunicar bem sua história de maneira instrutiva e vendedora deve ser tarefa diária para todos nós.

Nesta primeira etapa do vídeo eles reafirmam o objetivo de trabalhar a estratégia da marca de forma 360, que hoje em dia significa online, offline e dentro da mente das pessoas.

Reforçam a importância da marca como construção de valor, mas vinculada ao negócio, ou seja, estratégia de venda.  E depois a frase “Impacto no mundo” o que pode significar tanto a propaganda, no sentido viral da palavra na publicidade, ou relevância de marca pós venda.

ESPECIALISTAS DE DIFERENTES ÁREAS

Aqui eles focam um pouco na venda da estrutura da marca como agência, um valor implícito ás pessoas e a equipe Ana Couto. Mas reparem que ainda está vendando a agência, vendendo que eles têm em conjunto um valor de especialistas de várias vertentes da comunicação.

AGÊNCIA COM PENSAMENTO DESIGN THINKING MAIS DISRUPTIVA DO BRASIL A MAIS DE 25 ANOS

Realmente eu não tenho outra referência neste foco como agência, confesso que por conta disso fico meio sem parâmetro para comparar, quem tiver outra agência com foco em Design Thinking e que venda estes processos, por favor me informem. Mas a verdade é que eles ganharam força justamente por conta da venda de projetos baseados neste tipo de construção de marca.

PROPÓSITO >> RELEVÂNCIA CULTURAL >> DE MÃOS DADAS COM O LUCRO

Acho que neste ponto eu ressalto o que venho falando no meu livro. Não adianta ser criativo, ser inovador, se não há um propósito, ou se não é produtivo.

VENDA DO PRODUTO

Neste momento eu vejo que algumas coisas não conectaram, mas mesmo assim acredito que eu não esteja vivendo a marca de dentro e por isso pode ser que eu esteja sem informações para entender os elos. Mas vou tentar expor os pontos de discordância. Acho que as colunas não têm uma junção lógica, como por exemplo criatividade teria mais conexão com branding. Acredito que publicidade com transformação dos negócios. Lógico que está tudo interligado, mas se formos falar de conexões de causa e consequência, acho que algumas coisas fugiram a conexão lógica. Mas novamente acho que eles devem ter um motivo para isso. Não conheço internamente os processos e as metas de cada tipo de estratégia deles.

Mesmo assim, vamos tentar entender o elo nestas chamadas.

METODOLOGIA SE JUNTA A TRANSFORMAÇÃO DOS NEGÓCIOS

Aqui, é possível que eles estão ligando os métodos de Design Tinking para encontrar soluções de problemas ou encontrar possíveis problemas. Para quem desconhece estes processos, tem um episódio de nosso podcast que damos um exemplo (clique aqui para ouvir online)

BRANDING SE JUNTA A PUBLICIDADE

Provavelmente aqui, publicidade incluí mídias eletrônicas convencionais à online. Sendo assim limita-se a experiência da marca a exposição que os clientes têm com a imagem construída da marca. Nenhum problema com isso. Entretanto há outras formas mais impactantes de experiência de marca, como por exemplo o serviço prestado ou o produto. Acho que os usuários passam muito mais tempo com o serviço, ou o produto do que com o ambiente de marca. Entretanto, os produtos e serviços devem estar extremamente embebidos por essa construção visual e sensorial de marca. Sem isso, todo o gasto e trabalho com essa construção vai por água a baixo. E sinceramente acredito que Ana Couto faz bem esse jogo.

PAIXÃO PELA CRIATIVIDADE SE JUNTA A RESULTADOS

Novamente quero ressaltar que acredito na criatividade se ela gera resultados, mas existe sim criatividade que prejudica. Acredito, inclusive, que existe mais criatividade que prejudica do que a que ajuda. Espera-se demais da criatividade e se focarmos em esperar a ideia perfeita, a ideia mais lapidada os resultados deixam muito a desejar. Criatividade deve ser objetiva e deve seguir um plano bem definido. Aí o crivo se funciona ou não é justamente o resultado. Acho que no texto do vídeo foi o que a Agência quis transmitir. Por isso a associação não parece tão linear, mas está calculada para dar o crivo do resultado à criatividade.

COMBINAR MARCA NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO

Neste caso, acho que é vendido muito bem e perfeitamente a função do Design. É lógico que aqui está vendendo o Design como Branding, porque é o carro-chefe da agência, mas todo o trabalho de Design deveria ser feito para ancorar toda a comunicação, valores e marketing em um mesmo caminho semiótico. Mas infelizmente Diretores e Executivos de Marketing de fora deste ambiente de Design ainda desconhecem. Muitas decisões de cores, fundos, imagens, frases, linguagem são escolhidos por gosto pessoal e sem nenhum conhecimento técnico para tal. Por isso o trabalho de um Departamento de Design, ou uma agência devem ser os VILÕES, ou ANTI-HERÓIS das marcas. Devem afirmar onde está o erro das marcas e dar as diretrizes corretas de onde devem andar.

O Trabalho de Ana Couto têm sido desbravador e somado muito ao mercado. Tomara que mais profissionais de consultoria apareçam dentro das empresas e indústrias e a importância do Design como estratégia de Branding apareça ainda mais.

Bem, não vou entrar na semiótica das imagens e das cores do vídeo, nem tão pouco sobre a diagramação, mas seria legal ver a análise de vocês e FeedBacks.

Não se esqueça de assinar nossa Newsletter e de seguir no instagram para a gente bater um papo.

Oi

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A