Marketing Digital e Brand Equity: O que fazer quando a marca não agrada ou apresenta problemas?

 

 

Se a marca for feia? Precisa mudar?

Se a estética gera incômodo aos consumidores, ou se comprovadamente gera problema de transmitir credibilidade, sim. Entretanto todos estes 3 motivos devem ser comprovados. Ou por motivos técnicos em erro de produção legibilidade ou concepção da marca ou produto.  

Agora para a PENSA
como é estressante correr atrás
de bons clientes, e bons trabalhos.

Os melhores clientes e trabalhos correm atrás de você
com DESIGNING GROWTH.

TOPO

 

Como comprovar estes problemas?

Em um teste qualitativo antes do quantitativo. Mas é importante fazer em 3 níveis de personas. 1 O seu cliente que ama sua marca, produto ou serviço. 2 O cliente não recorrente de sua marca ou produto. 3 O consumidor que é rejeitador de sua marca. Este último fazemos, lógico se a marca pretende recrutar mais consumidores para sua marca ou produto. Caso o cliente sinta que haja necessidade de ajustar tecnicamente sua marca para transmitir maior percepção de qualidade, esse é um ponto importantíssimo.

Se a estratégia de marca mudar, precisa mudar a marca ou identidade visual?

Sim, precisa. Entretanto o grau de mudança de estratégia, público ou maneira de se relacionar com os produtos devem ser razoavelmente proporcional ao tamanho das mudanças.  

Estudar tendências é importante para se construir uma marca bem consolidada?

Estudar tendência vai te transformar em um copista de idéias alheias sem imaginação. E isso de maneira subconsciente. Porém, estudar tendência vai te transformar em uma pessoa extremamente criativa e fora dos padrões. Gerar projetos disruptivos e ainda assim estará com projetos em linha com o mundo atual?

Qual a lógica de afirmações tão contraditórias? A verdade é que as duas afirmações são 100% verdade. Ao menos para mim. Você deve estudar tendências para ter um cercado positivo do que está gerando agradabilidade no inconsciente coletivo. Isso vai lhe ajudar a aprovar projetos com maior facilidade. Entretanto se você seguir o que está sendo feito pela maioria vai ter um trabalho tão igual a de seus concorrentes que não terá diferencial nem personalidade para você, muito menos para seu cliente. Quem não tem diferencial, não tem também valor. E aí está o motivo para tantos profissionais e produtos lutarem por preço baixo, promoções e descontos.

No próximo post desenvolvemos mais sobre esse assunto. Não perde a oportunidade de trocar uma idéia sobre isso no meu evento ao vivo dia 28 de Abril. A gente se encontra online e de forma gratuita.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A