Branding – Quais são as principais características de uma marca? 01 – Posso ter uma marca sem logotipo?

Ou galera, tudo bem? Esta é mais uma sequencia de artigos que escrevi para falar de marca. Entretanto vou responder também a um e-mail que recebi recentemente. O e-mail falava sobre marca e me questionava o fato de eu não ter postado meu logotipo, ou não ter uma identidade para meu blog. Bem, se você reparar, meu blog e demais redes sociais evoluíram de um ano para cá. Eu trouxe vários testes com usuários de evolução de cores, tipos e de tom de voz de minha marca pessoal. Hoje o código de comunicação de minha marca tem sim um tom de voz, conceito e identidade visual, porém não tem logotipo. E isso é interessante ressaltar. Eu não tenho falado de logotipo, mas de marca. Então afirmo claramente que hoje em dia não precisamos ver a imagem gráfica, símbolo e nome do Itaú, da Nike, e de tantas outras comunicações de algumas marcas. O símbolo gráfico é apenas uma parte da comunicação de marca. E é justamente isso que tento reforçar nestas séries de artigos, vídeos e tantas outras formas de comunicar. Veja o topo do blog, veja se ele não conversa com meu instagram, e com meu twitter. A comunicação, a linguagem, as cores. Meus alunos costumam dizer que lêem meus textos e ouvem minha voz enquanto fazem isso. Isso é construção de marca. Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre esta construção de marca.

Quais são as características de uma marca?

Uma marca precisa ter durabilidade, leitura, aplicações.

Algumas marcas são feitas para durar muito tempo, outras são propositalmente feitas para durar um tempo determinado. Marcas de eventos, ou de novelas, por exemplo não precisam se prender ao tempo e portanto podem ser mais efêmeras e seguir modismos. Não há uma necessidade que ela tenha uma característica de durabilidade tão grande. Entretanto é preciso entender se o projeto realmente não necessita de uma marca que dure mais tempo.

Uma marca mais efêmera se permite ter mais elementos, movimento, detalhes e tantos outros elementos que podem enriquecer e não tem tantos desgastes durante o tempo, bem como limitações que podem ser empecilhos técnicos. Como por exemplo, uma caixa de embarque.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A