Curva de adoção da Inovação (Everett Rogers) – Gráfico do Comportamento Humano frente a inovação

Curva de adoção de Rogers - Everett Rogers - estudo científico social que mostra a relação das pessoas com a inovação

Você conhece a curva de Rogers sobre inovação?

Livro “Teoria da difusão de inovação” de Everett Rogers.

E-BOOK GRÁTIS!

Nesse livro eu entrego tudo o que fiz para aumentar em 10x o meu faturamento.

Eu era um dos profissionais mais dedicados e produtivos que conhecia. Também era elogiado por meus pares e muito procurado para resolver problemas onde só executivos eram chamados para resolver. Mas não obtinha resultados financeiros pra mim. Até que tudo mudou!

Pra resumir minha história meu pai faliu e fui morar na favela no meio de uma guerra entre 3 favelas. Via a luz de metralhadora sendo disparada da janela do meu quarto. Eu vi crianças correndo com granadas penduradas no corpo. Até quando decidi não deixar isso acontecer comigo novamente.

Cheguei ao ponto de ganhar o maior salário da minha vida e em uma das maiores multinacionais mundiais. Foi aí que decidi pedir demissão de 13 anos de casa para poder viver uma vida que vai além de dinheiro. Queria fazer algo diferente. Queria revolução e o livro veio antes de pedir demissão, mas nele você vai ter tudo o que me levou até o ponto anterior de onde estou hoje.

Cadastre-se na lista de e-mail e receba esse e muitos outros materiais de forma gratuita.

Everett Rogers fez uns estudos sociológicos sobre a adesão à inovação pela humanidade. Ele documentou em seus estudos uma curva dividida em 5 fatias da população. Nesta curva de adesão ele percebeu que há uma adesão gradual a grandes inovações.

A população mundial divide-se nestas 5 fatias. A contagem vai desde os mais adeptos as inovações até os menos adeptos. E isso reflete o comportamento mundial do comportamento humano. Semelhante a lei de pareto.

Lista gradual crescente da curva de adoção de Rogers
1- Inovadores por excelência 2,5%
2- Adotadores precoces – 12,5%
3- A primeira maioria inovadora 34%
4- A Maioria tardia 34%
5- Retardatários 16%

Curva de adoção de Rogers - Everett Rogers - estudo científico social que mostra a relação das pessoas com a inovação

Curva de adoção de Rogers – Everett Rogers – estudo científico social que mostra a relação das pessoas com a inovação

Para que você transforme sua inovação em um material, ou idéia amplamente difundido precisa atingir primeiramente e com força de investimento os Inovadores. Isso aumentará a tração de suas iniciativas. Segundo Rogers, isso acontece porque os mais inspiradores são inovadores e estes enchem de coragem os menos Inovadores para aderir ao NOVO.

Quer participar de um treinamento 100% Gratuito, 100% Online e sair de lá com um produto incrível?

Nosso especialista executivo Thiago Carneiro Ex-L’Oreal multinacional vai ajustar seu discurso de produto e construção para aumentar o desejo de compra e você vai sair com produto, pronto, Melhorado e irresistível!

ASSINE GRÁTIS. AVISO DO CURSO SOMENTE PARA A NOSSA LISTA.

Assine nossa lista de e-mails e receba mais informações sobre nosso curso gratuito sobre criação e desenvolvimento de produtos.

Recomendamos fortemente que leia este artigo para entender melhor as aplicações práticas de métodos simples para a busca de inovação e tendências que irão fazer seus produtos e marca elevarem-se a um novo patamar.

Atingido a fatia 1, a fatia 2 se inspira na anterior. Atingindo a fatia 2, a fatia 3 se inspira na anterior e assim por diante. Normalmente os mais inovadores são apaixonados por sua área de atuação, falam muito sobre o assunto, escrevem, participam de grupos e etc. E com o advento do digital elea se tornam os porta vozes de idéias em suas áreas de preferência. Essa visão sociológica registrada a alguns anos ajuda a entendermos o comportamento das influências digitais e de como as marcas podem se aproveitar melhor deste novo mundo. Para quem estuda Designing Growth e quer aumentar a tração de seus investimento online de marca, conhecer sobre isso é crucial para o negócio.

Quando falamos de difusão de inovação o caso mais popular quanto a Hacking de crescimento é com certeza a Apple. Existem os fans de tecnologia que são atraídos pela Apple que são fans da marca. Há un trabalho forte de ecossistema de marca e logo em seguida outros com um amor mais distante da marca e outros que compram por status.

Outro caso interessante é a marca Marvel, que trabalhou um conceito novo de marca Guarda-chuva e criação de filmes em rede. Eles trabalharam com uma mídia em publicidade de nicho. Trabalhou o estudo de marketing muito bem construído e hackeou seu valor de marca dentre os principais fans.

Em meus projetos pessoais sempre coloquei mais força e incentivo nos fans do meu trabalho o que fez com que eu atraísse um maior público de forma orgânica. Isso não significa que não precise fazer investimentos, mas ele precisa ser estrategicamente planejado.
Nem todo mundo vai ser adepto de uma inovação de imediato. Só os mais engajados e os que mais arriscam. Há muitos conservadores e investir muito com esse nível de resistência possivelmente é sinônimo de menor lucratividade e maior risco. Respeitar e conhecer o comportamento humano estar a frente quando se trata de conhecimento de negócio.

Pense nos muitos comportamentos novos que a humanidade precisou adotar e mudar. Comida congelada, celulares, streaming, aplicativos de carro particular, pendrive e tantos outros exemplos.

Para outros artigos inscreva-se em nossa lista para receber artigos regulares e conteúdos exclusivos.

Marketing Emocional – Como triplicar o faturamento anual da sua empresa

Quais são as principais estratégias de Marketing emocional para triplicar o faturamento da sua pequena e média empresa? Neste primeiro episódio do podcast + playlist do youtube da segunda temporada sobre Marketing emocional vamos tratar das principais estratégias de marketing, comercial e de marca para aumentar o faturamento e saúde financeira da sua pequena e […]

Read more
Como chegar a meio milhão de faturamento anual startup e 6 em 7?
Como chegar a meio milhão de faturamento anual startup e 6 em 7? Em primeiro lugar é preciso dar prioirdade para seu projeto. Investir tempo e dinheiro. Se você não investir no seu projeto ninguém vai investir. Então o primeiro a comprar sua ideia precisa ser você, seja numa startup ou num lançamento 6 em 7.

Você não tem tempo? Então vai perder dinheiro!

Tempo é dinheiro e você pode estar jogando o seu no lixo! Eu detesto ser o porta-voz de más noticias, sou muito alegre e me aperta o peito ter que dizer boas verdades. Quem não ia querer a vida fácil e sem problemas né? A verdade é que nada na vida é fácil demais. Se […]

Read more
Mais de meio milhão ou dois milhões de faturamento com lançamento de infoproduto como chegar la?
Mais de meio milhão ou dois milhões de faturamento com lançamento de infoproduto como chegar la? bem, em primeiro lugar nem todos tem maturidade para fazer um grande lançamento, existem muitos medos, muitas inseguranças e mais dúvidas. Quando você começa a se desapegar disso e entender que existem pessoas que já passaram por isso e segue o plano montado por profissionais experiêntes, você simplesmente consegue bons resultados. Sendo assim, se apegue ao que realmente funciona, seja uma fórmula, seja uma mentoria e etc. Sem isso é impossível conseguir o resultado que você espera.

Marketing Digital – Como começar e aumentar uma audiência?

Super aula gratuita sobre Como criar uma audiência, ganhar mais seguidores e ainda vender mais pela internet. Olá, isso mesmo esse é somente um aviso que estamos postando no site uma aula com mais de 40 minutos só sobre o tema criando audiência e é lógico e finalidade é você dar os primeiros passos para […]

Read more

LANÇAMENTO PERPÉTUO | Como vender mais o ano inteiro produtos físicos ou info produtos

Marketing – O QUE FAZER PARA AUMENTAR A CONVERSÃO DE VENDAS?  Em primeiro lugar quero nivelar o assunto respondendo a uma questão: O que é conversão no marketing digital?  Conversão é o termo que usamos para definir uma mudança de nível dentro do PipeLine, o famoso funil de vendas. Se você não sabe o que […]

Read more

Crescimento de 11mil visitantes de forma orgânica. 80% de crescimento de um mês para outro e 65% mais interesse de compra real.

Como implementar a cultura de marketing de resultados na carreira e na empresa? Ninguém quer perder alguém que gera MUITO resultado. Você já deve ter percebido que nem toda empresa e agência foca no resultado real. Certo? Nós odiamos isso. Odiamos resultados medíocres e temos nojo de métricas de vaidade. Aqueles números maquiados e que […]

Read more

Como criar, escolher ou melhorar um InfoProduto pra lançar?

Autoridade em produtos e info produtos Thiago Carneiro, é Founder da Benlev Comunicação e CEO da revista Youmundo e por mais de 20 anos cria e desenvolve produtos para as maiores marcas nacionais e internacionais. Dentre elas L’Oreal, Cor&Ton, Fox Chronos, k8 Music, Elseve Garnier e outras. Além de ser responsável por lançamento, criação e […]

Read more

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A

One thought on “Curva de adoção da Inovação (Everett Rogers) – Gráfico do Comportamento Humano frente a inovação