Marketing e Digital Branding – Identidade visual emocional e Discurso de marca

 

  • Criar uma identidade visual emocional única para sua imagem de marca

 

Qual emoção você deseja despertar em seu consumidor ou cliente? Você sabe exatamente qual emoção deseja desertar? Antes de guiá-lo em uma lógica para entender o que você vende, ou quais valores seu produto tem para atender uma necessidade, você deve ter bem claro em sua mente e na de sua equipe quais emoções deseja despertar e transformar isso em sua obsessão.

Todos os seus materiais devem conter essa expressão emocional, não de forma direta, mas sutil. Ela deve ser transmitida visualmente com cores, formas, fontes, sons, aromas e texturas. A idéia é cercar o ambiente de seu consumidor com orientações afetivas como um fio condutor por meio do qual ele se sentirá ambientado por sua marca. Já sentiu um perfume que te lembrava alguém especial? Uma pessoa, ou lugar onde ou com quem amava estar? Já se deparou com um ambiente onde sentiu-se mal e queria sair de lá rapidamente? Ou um outro ambiente onde poderia passar horas e horas? Esse tipo de imagem que estamos falando. A escolha de seu perfume faz parte do planejamento de imagem seu produto, marca, serviço, ou carreira. Uma das formas de nos vinculamos à idéias, ideais, ou marcas é por meio de nossas emoções. Isso pode ser feito por meio dos olhos de forma visual, mas não somente por eles, mas por todos os nossos sentidos.

 

 

  • Discurso de marca alinhado

 

A imagem construída da sua marca principal deve corroborar para a missão de seus produtos e guiar a trajetória deles e de sua marca. Pense nos projetos, clientes, eventos, fóruns e tudo o que seu produto e marca podem gerar.  Envolva a si mesmo e seus projetos em um mesmo núcleo e ciclo de ecossistema. Sua marca não sobreviverá se o ecossistema que ela estiver não for favorável a sua existência. Imagine sua marca como um urso polar, se ele estiver em plena floresta amazônica não terá condições para viver, nem tão pouco sobreviver. O mesmo vale para seu cliente, usuário, ou parceiro. Compare seu cliente com uma onça pintada, imagine esta onça no Grand Canyon. Ela pode ser a mais bela e forte, estar em um dos lugares mais bonitos do mundo, mas se não tiver condições de sobrevivência e um ambiente próprio, não terá chances.

Pense em criar um ambiente propício para seus stakeholders, também para seus clientes e consumidores e você mesmo. Faça o possível para estar com o maior número de pessoas que abracem seus valores e abrace os valores de quem pensa semelhante a você. Envolva-se.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A