Quem é Elizabeth Chai Vasarhelyi a diretora de cinema de Free Solo o documentário da National Geographic e Abstract da @NetflixBrasil ?

BS”D

Hoje mostraremos o trailer, do filme Free Solo, ganhador do Oscar de melhor documentário de 2019.

elizabeth-chai-vasarhelyi

Hoje vamos falar um pouco mais sobre ela, que cresceu  em Nova York e é filha de Marina Vasarhelyi, gestora de faculdade e Miklós Vásárhelyi que é professor de faculdade. Seu pai é da Ungria e sua mãe de Hong Kong. Estudou na The Brearlev School, e é bacharel em Comparative Literature pela Princeton University.

Inicio da carreira

Vasarhelyi trabalhou em 2004 como assistente do diretor Mike Nichols no filme Closer, que no Brasil ganhou o título de Perto demais. Também trabalhou extensivamente com o cineasta Scott Duncan vencedor do Emmy, documentando eventos como o Rally Dakar.

closer-125012014

Primeiro Voo Solo

Seu primeiro Voo solo, o filme A Normal Life, ganhou nada menos que o prêmio de melhor documentário no Tribeca Film Festival em 2003. E no seu segundo filme, Youssou N’Dour: Trago o que amo, foi lançado em cinemas nos Estados Unidos e internacionalmente.

MV5BMjE3NDU2NjE3NV5BMl5BanBnXkFtZTcwNzk1MTIwNA@@._V1_SY1000_CR0,0,713,1000_AL_

O filme estreou nos festivais de Tellurude e Toronto. Além disso ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema do Oriente Médio em 2008 e uma indicação para o Pere Lorentz Award no Internacional Documentary Association Awards 2009. E de lá pra cá, ela só vem crescendo.

Free Solo

No Filme Free Solo (2018), ela explora e documenta o alpinista Alex Honnold ao realizar sua missão de escalada livre do El Capitan em junho de 2017.

images (5).jpeg

O documentário foi lançado nos Estados Unidos em 28 de Setembro de 2018, onde recebeu crítica positivas dos críticos e arrecadou mais de US $ 21 milhões. O filme recebeu inúmeros elogios, incluindo o Oscar na categoria melhor documentário.

Assista o trailer a baixo. Em breve traremos mais informações não somente desta, mas de outros diretores da série Abstract da Netflix.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A