Sound Branding – A importância da comunicação sonora de marca

“Eu sempre tive o sonho de ser mãe”

Recentemente tive a oportunidade de observar minha esposa vendo um anúncio. Eu estava na mesa da sala com meu computador, lá no canto à meia luz, como costumo fazer. Ela estava no sofá a cerca de 2,5 metros. Ela se levantou para ir à cozinha, mas quando estava quase perdendo a visão da televisão ela ouviu uma frase onde uma atriz dizia “eu sempre tive o sonho de ser mãe”. A tonalidade da voz, a forma que ela dizia, a música chamou a atenção dela fazendo-a se desviar de seu caminho e retornar para a sala, depois, todo o visual justificou o contexto do anúncio. 

Conexões emocionais

É óbvio que estou falando de conexões emocionais e elas vão além do som, além da imagem visual, mas de códigos e a busca em conquistar e capturar mecanismos de conexão emocionais e isso é quase mágico. Me gera extremo fascínio encontrar o quCone eleva a respiração, dilata a pupila e gera esse tipo de comportamento quase animal de conexão entre nós. Amo estudar todos estes tipos de conectores. Embora eu queira acreditar que quanto mais sei sobre o assunto mais o domino, a verdade é que eu só aumento a probabilidade de acerto e isso é acertar mais do que tentar. 

Conjunto de elementos sonoros

Criar elementos de conexão sonoros é mais do que pensar no plin-plin da globo, ou nos sons de entrada do jornal nacional, mas traçar um perfil de seu público alvo e desenvolver conexões históricas em uma time-line de filmes, outros tipos de produtos semelhantes e tentativas originais de conexão.

Exemplo prático

Não sei se você teve a oportunidade de verificar o vídeo em nossa página inicial, ou na nova capa do site, mas o som foi cuidadosamente escolhido para lembrar tambores tribais, batidas de coração, rock e filmes de espião. Depois de escolhido parece que se encaixa perfeitamente com nossa proposta, mas até encontrar algo que se relacione com o conceito de marca não é uma tarefa fácil. Felizmente 2019 é o ano de estruturação para a nossa companhia, então para mim fazia sentido investir tempo nesta construção, mas em alguns casos a empresa precisa se concentrar no que faz de melhor e contratar uma agência competente para fazê-lo, afinal gastar tempo em algo que esteja fora de nossa zona de maestria pode gerar mais custo do que lucro dentro do seu negócio. Mas se você cuida bem de seu marketing, precisa se preocupar com todas as arestas e este é um dos pontos de conexão de sua loja, franquia, compania, ou marca. 

Caso você precise de ajuda, entre em contato conosco, teremos grande prazer em ajudar você. Para outros conteúdos em relação a estratégias de Marketing e Branding acompanhe-nos nas redes sociais. 

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A