Marketing e Desing para freelancers – 4 Dicas importantes

Vamos ser francos, a estratégia de uma agência é totalmente diferente da estratégia de uma carreira corporativa, ou de uma vida de freelancer. Eu sei disso. Tenho batido um papo com muitas pessoas e vejo que os investimentos são absolutamente diferentes as expectativas de lucro e faturamento. Felizmente algumas pessoas mesmo como freelancer conseguem bater seus tão sonhados 6 dígitos iniciais e ido até mais longe. Mas eu fiquei me perguntando porque isso não é tão típico.

Quem não tem um bom plano de investimento não vai ter um bom futuro

Conversei com um alguns parentes meus que tem seus negócios próprios, conversei com amigos autônomos e freelancers, conversei com diretores de grandes empresas e não importa o seu ramo de atuação, a diferença entre sucesso e fracasso é um bom plano de marketing. Mesmo que não chamem por esse nome, se uma empresa separa parte de seu faturamento para marketing o retorno é crescente, quando não ela conta com a sorte e com o mercado ser favorável e seus concorrentes serem incompetentes. E aí você fica nas mãos do risco externo e se torna impotente frente ao crescimento.

Qual o impacto de investimento no meu negócio?

A conta mais simples, quando estamos falando de investimento em negócio são os famosos 30% do faturamento em marketing. Mas para quem está começando e não tem receita ou faturamento é preciso entender que o retorno leva de 6 a 18 meses para retornar. E se a pessoa não tem a ideia que esse valor é uma taxa de investimento e não gasto, ou não sabe que esse retorno tem tempo para acontecer ela se frustra ou desiste.

E se eu for conservador? Qual a escala de investimento que devo fazer?

Bem a ideia básica é bem simples para quem não tem o hábito de planejar ou está começando do zero a fazer investimentos. Inicie com o valor de 5% do faturamento desejado. Trabalhando hipoteticamente imagine que você deseja ganhar 100,00, inicie investindo 5,00. Mas dentro deste mesmo valor hipotético imagine que você seja um investidor iniciante moderado. Neste caso invista 15,00 (15%). Ou caso você validou a ideia e imagina que pode sua campanha tenha indícios de retorno alto, então vá em frente 30% (30,00 dentro desse universo de 100,00 hipotéticos.

Essa é uma escalada excelente que precisa gerar 3 tipos de retorno.

O primeiro é o famoso Lead, que é o contato que está interessado em comprar de você, mas ainda não efetuou a compra, ele pode levar de 6 a 18 meses para comprar. Manter o contato com ele e gerar informações confiáveis é o melhor caminho.

O segundo é o cliente, alguém que já comprou seu produto e este, em teoria já lhe retornou o valor investido. Mas ao contrário do que muita gente pensa, este também deve ser um cliente recorrente. Já que ele pode se tornar seu vendedor, ou mesmo um comprador recorrente.

O terceiro retorno é o impacto de sua marca. É torna-la tão relevante que alguns podem não ter comprado nada dela, mas são tão beneficiados que sentem-se na obrigação de divulgar seus matérias. De certa forma eles também são seus vendedores. São usuários, porém não são seus consumidores. Pensar somente em consumidores pode falir uma marca ou uma empresa. Isso por conta do esquecimento desta terceira fatia.

Campanha de Marketing que não sai do meu faturamento

Bem existem muitas formas de ter dinheiro entrando e manter uma escala de esforço. Escalar um negócio é minimizar o impacto de custo e de tempo seu envolvido na construção do negócio. que haja uma ação sua para capta-ló. Um de nossos clientes internos é a Revista YouMundo e ela nos deu um cupom com um produto que ajuda você a manter dinheiro entrando, sem precisar gastar tempo com atendimento, produção de peças e matérias. Isso te faz ganhar tempo para poder fazer o que você mais gosta de fazer. Eles nos deram 200,00 de desconto para todos que clicarem em nosso link. Esta, por exemplo é uma parceria escalável. Clique aqui e aprenda como criar escala e dinheiro para poder investir em suas próprias campanhas.

Fazendo o curso você não só ganha faturamento para criar suas campanhas, mas ajuda os projetos de podcast, blog e canal do youtube gratuito. Isso também ajuda a escalar nossas campanhas. Então você ganha, nós ganhamos e nosso cliente ganha. Isso é escala e construção de valor.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A