Marketing Omnichannel, O que é e como aplicar| Consumidores multicanais

Qual é o preço de uma campanha de marketing OmniChannel, ou multicanal? Sei que precificar sem ter uma meta de amostragem, ou tamanho de público pretendido. Mas em geral cobramos a partir de R$ 1.500,00 por “tela”, ou “Canal” digital. O valor depende da amostragem de público alvo pretendido e de outros fatores como quantidade de relatórios e subprodutos. Entretanto, vale a pena identificar qual a meta da empresa e só então estabelecer um orçamento. Pra isso, faça um orçamento aqui.

Recentemente prestamos consultoria para uma empresa que tem uma equipe de marketing voltada para o Digital, entretanto sua estratégia tinha uma vertente para publicidade convencional e outra para a publicidade online. Essa empresa tinha um braço de merchandising, trabalhando com uma equipe com estratégia própria. E nada de errado com esse modelo no século XXI, entretanto as coisas estão rapidamente mudando e esse modelo de gestão de marca refere-se a um comportamento de consumo do início do século.

Antes de falarmos da importância do foco estratégico em OmniChannel, vamos explicar um pouco o que é, e qual a importância no mercado emergente e jovens consumidores.

SIGNIFICADO OMNI CHANNEL | É uma expressão que representa a junção de uma palavra em latim e outra palavra em inglês. O significando basicamente que a comunicação existe em vários canais. Em alguns momentos, e não são poucos, acontece ao mesmo tempo. Uma pessoa pode estar em mais de duas telas uma pesquisando imagem ou verbete e em uma outra postando em uma rede social pedindo opinião ou opinando. A velocidade de informação gerada e nem sempre madura é gigantesca.

CENÁRIO DE CONSUMO OMNI CHANNEL
Segundo estudos mostrados recentemente os consumidores estão expostos a inúmeros canais de comunicação. Há de fato que estar em vários canais para acompanhar e gerar a efetivação da compra. Entretanto se elas não estiverem convergindo, possivelmente o custo de aquisição de cliente passa a ser muito grande e consequentemente caro e com baixo rendimento. Se cada touch point focar somente em seu momento na jornada do usuário o foco estratégico será disperso e os comandos divergentes. Nós trabalhamos hoje o Day After Recall imediatamente depois da compra, pois é neste momento de felicidade pós compra que o consumidor está mais disposto a compartilhar experiências positivas.

*DAY AFTER RECALL: É uma das estratégias de Marketing que detectam onde foi o canal e a peça que o consumidor mais lembra que foi impactado.

DUAS TELAS (DEVICES simultâneos) = Millennials (pouco mais de 30 e 40 anos).
CINCO TELAS (DEVICES Simultâneos) = Geração Z (Abaixo de 30 anos).

Nestes dados precisamos estar em vários canais e alinhados em sua estratégia de comunicação. Precisamos ter consistência na comunicação de canais. Deve haver sinergia, mas não comunicação engessada, cada canal precisa estar alinhado com a maneira de se comunicar com seu ecossistema, mas precisa estar alinhado com a comunicação central.

Fora isso, precisa-se pensar na melhor estratégia para seu produto ou marca. Estar em todos os canais, pode não ser a melhor ideia. Mesmo porque a verba de comunicação chega a um final . certo? Então o custo de aquisição pode também não ser o mais barato. Tem empresas que gastam R$ 3000,00 no ROI e o produto custa 2500,00 e isso não faz o menor sentido. Há maneira de rastrear o custo de aquisição e potencializar, mas essa é uma outra postagem.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A