Marca Empregadora e as vantagens frente a inovação, competitividade, diversidade e produtividade

BS”D

Por vezes nos deparamos com termos que parecem ser só mais um jargão corporativo. Algumas empresas, empresários e gestores de RH torcem um pouco o nariz para estes que parecem modismos ou novas ondas de empolgação do mercado. Mas como sempre estamos falando de inovação e de formas de fomentar o crescimento das empresas, decidimos investigar e mostrar pra vocês as grandes vantagens do mundo competitivo e de como trabalhar sua marca para se tornar ainda mais competitiva e ágil no mercado.

Esta é a primeira parte do artigo em que vamos tratar bastante sobre esse assunto. Aos poucos esse artigo ficará ainda mais robusto, então não se esqueça de comentar ou nos mandar novas informações e sugestões sobre esse tema. Vai ajudar muito a nossos leitores e o mercado a entender ainda mais sobre esse assunto.

O QUE É MARCA EMPREGADORA? E QUAIS AS VANTAGENS DE INVESTIR NESTA ÁREA?
Marca empregadora é uma marca onde as pessoas deseja trabalhar nela. Quando se aumenta o desejo de se trabalhar em algum lugar, consequentemente o poder de escolher mais facilmente os melhores funcionários, bem como os que mais se adequam a filosofia da sua empresa aumentam. Uma marca empregadora tem muito menos problemas de produtividade, pois quem está lá, realmente deseja estar e fará o seu melhor para permanecer nela.

Bem, em algumas postagens falamos sobre a importância de termos uma empresa H2H, termo que significa Humanos para Humanos. A empresa mais humanizada não só entrega melhores resultados de atendimento, como tem funcionários que trabalham mais e melhor. Empresas que amamos ter experiência com as marcas, normalmente tem funcionários que amam trabalhar nela. Funcionários tristes, frustrados e que atendem mal, consequentemente refletem isso para consumidores e usuários. De acordo com um artigo da Harvard Business Review, os CEOs precisam ter um foco em employer branding para gerar crescimento nas suas marcas.

Como implementar uma cultura de Employer Branding para atração de talentos?

Antes de implementar um processo de atração de talentos é importante entender que você não precisa somente de processos, você precisa de um plano de implementação de cultura. Em primeiro lugar processos não funcionam se forem complicados. Um bom processo deve ser bem intendido por uma criança de nove anos de idade. Se for complexo, vai ser mais burocracia e não vai haver implementação. Mesmo com bons processos é preciso uma voz ativa e efetiva nesta implementação. Ou a diretoria ou C-levels assumem que deve ser feito, ou uma consultoria deve ser chamada para apoiar o HR e Endo Marketing. Mesmo com processos temos um outro ponto a ser trabalhado, a Cultura. Algumas empresas começam com processos, mas os processos não dão resultados quando não há cultura favorável e uma implementação de cultura. Então a cultura forte na implementação de Employer deve ser alinhada com a diretoria, sendo através de consultoria intermediadora, ou diretamente com planos bem traçados diretamente com o presidente da empresa. Além disso é importante entender a diferença entre atração de talentos e atração de colaboradores. Talendos e colaboradores são diferentes e é importante entender a diferença entre eles.

Além disso, implementar o employer branding, é essencial conhecer as crenças, hábitos e valores que orientam os processos de trabalho da sua companhia. Com isso, Os Recursos Humanos podem compartilhar essas práticas com os candidatos nos processos seletivos da empresa, atraindo pessoas que estejam alinhadas com os propósitos da organização.

Para uma gestão existe diferença entre colaborador e talento?

Sim. É importante dizer que ambos são extremamente importantes em uma organização e gestores sabem que um bom colaborador, chamado carinhozamente de “Formiguinha”. A formiguinha é MUITO importante na organização e há algumas que podem ser perdidas no caso de uma promoção para a gerência. Em geral a formiguinha, boa colaboradora precisa de um espaço para crescimento, por vezes horizontal. Alguns dos colaboradores formiguinhas podem chegar a especialistas, eles podem ser reconhecidos como TALENTO fora da curva, e se tornar ESPECIALISTAS, mesmo sem chegar a um cargo de coordenador ou gerência.

Um colaborador é uma peça fundamental, mas há um teto financeiro que o mercado paga esse colaborador. Então há um momento onde a retenção encarece a folha de pagamento, esse é o momento de gerar equilíbrio entre a folha de pagamento frente ao mercado. E é justamente neste ponto que o plano de carreira é importante. A empresa não é obrigada a criar um plano de carreira para os funcionários, mas ajuda quando ela esclarece para eles a importância disso.

Um talento é aquele funcionário que tem uma performance maior que a média tanto local quanto do mercado, onde seus resultados geram lucros substanciais para a companhia, lucros esses diretos e indiretos. Os diretos são gerados diretamente por ele e os indiretos são aqueles que acontecem opor efeito colateral, seja por treinamento, conhecimento de mercado ou contatos que aumente o faturamento e lucratividade.

Não reter talentos importantes para uma organização é simplesmente jogar dinheiro fora. Por isso os cargos de especialistas e consultores são muito importantes para manter os bons resultados de uma organização. Para equilibrar a perda de um talento é preciso criar um projeto de atração de talentos.

Onde encontrar uma empresa especializada em Employer Branding?

Existem empresas especializadas em atrair talentos e economizar em processos seletivos. Além é claro de atrair os melhores profissionais sem encarecer demais sua folha de pagamento. É lógico que é importante pagar bem seus funcionários, mas é importante entender que por vezes existem casos inflacionádos, há casos tambén que a perda de um colaborador chave pode significa uma perda financeira futura de 5 anos. Por isso sugerimos fortemente que você leia aqui neste post a diferença entre Colaborador e Talento.

O que é o Employer Branding?

É um modelo de gestão que focada em atração de colaboradores. Embora o trabalho seja de gestão interna, ele precisa ter uma forte presença no digital. Precisa ter uma meta clara de quais as áreas mais importantes no que se refere em colaboração humana. Entender onde a empresa quer estar em um futuro próximo ou até mais distante é semear em um terreno fértil para florescer um determinado grupo de colaboradores e quem sabe talentos. Não basta atrair colaboradores, é preciso deixar o ambiente atrativo, confortável para o desenvolvimento e com planos de evolução ao longo dos anos. Sem um destes elementos o processo de aquisição de colaboradores pode ser caro, ou decepcionante.

Agência employer Brand equity no rio de janeiro
Leia também o artigo que fala a respeito das vantagens de manter contato com Stakeholder para ter uma empresa mais inovadora e competitiva.



DIVERSIDADE
Um dos pontos que mais fomenta á diversidade é o trabalho de Branding, interno e externo para atrair a parcela que mais falta em sua companhia. Precisa haver um trabalho muito forte em cada tipo de seguimento para atrai-lo. As pessoas buscam se sentir a vontade no ambiente de trabalho e se você fomenta essa área, seja em uma área de desenvolvimento, ou em uma etnia, ou em uma classe social, ou mesmo gênero ou orientação sexual. Sua marca precisa se conectar com o que falta nela para atrair esse grupo. Por isso o trabalho de criação de conteúdo digital é tão importante. Sugiro que leia nossa série de artigos sobre LinkedIn. O trabalho de gestão de marca voltado para aquisição humano é super importante e não deve ter atenção dividida. Ou seja, se você já tem departamento de marketing, é importante contratar uma consultoria especializada e focada neste tipo de área. Isso reduzirá o custo e aumentará os resultados com esse foco.

NA PRÁTICA – AQUISIÇÃO DE TALENTOS E RETENÇÃO
Um outro exemplo de trabalho de Employer Branding é fomentar um crescimento na área. Imagine sua empresa onde a área de Marketing, tem um desenvolvimento de escala de carreira de 2 a 3 anos e a área de Design e Inovação tem uma previsão de 8 anos na escala de carreira. É fato que você vai reter melhores talentos de Marketing do que talentos de Design e Inovação. O mesmo exemplo serve em qualquer área. Não basta criar ações fora da empresa para adquirir talentos, os de fora precisam ver o desenvolvimento das áreas e pessoas que você deseja se conectar, bem como os que já estão dentro, precisam entender que há uma paridade de recompensa, ou essa área não lhes será importante. É um erro acreditar que você poderá reter os melhores, sem que haja uma clara movimentação de carreira. Não mais.

Bem, espero ter trazido luz sobre esse tema. Em breve escreveremos mais artigos sobre Branding focado em marca empregadora e Marketing. Se você deseja receber nossos artigos pode se inscrever em nosso blog, ou nos seguir em nossas redes sociais ou mesmo LinkedIn.

Agência employer Brand equity no rio de janeiro
Leia também nosso artigo

O ÚLTIMO PIOR ANO DA SUA GESTÃO

Esse ano pode ter sido o ano de seus priores resultados. Não foi tão ruim assim? Ótimo, pode ser ainda melhor. Eu e minha equipe entrevistamos dezenas de empresas toda semana. Vários projetos. Mas um deles me chamou muito a atenção. Imagina se esse fosse o ÚLTIMO PIOR ANO DA SUA GESTÃO. Eu estudo Design […]

Read more

Marketing Emocional – Como triplicar o faturamento anual da sua empresa

Quais são as principais estratégias de Marketing emocional para triplicar o faturamento da sua pequena e média empresa? Neste primeiro episódio do podcast + playlist do youtube da segunda temporada sobre Marketing emocional vamos tratar das principais estratégias de marketing, comercial e de marca para aumentar o faturamento e saúde financeira da sua pequena e […]

Read more
Como chegar a meio milhão de faturamento anual startup e 6 em 7?

Você não tem tempo? Então vai perder dinheiro!

Tempo é dinheiro e você pode estar jogando o seu no lixo! Eu detesto ser o porta-voz de más noticias, sou muito alegre e me aperta o peito ter que dizer boas verdades. Quem não ia querer a vida fácil e sem problemas né? A verdade é que nada na vida é fácil demais. Se […]

Read more
Mais de meio milhão ou dois milhões de faturamento com lançamento de infoproduto como chegar la?

Marketing Digital – Como começar e aumentar uma audiência?

Super aula gratuita sobre Como criar uma audiência, ganhar mais seguidores e ainda vender mais pela internet. Olá, isso mesmo esse é somente um aviso que estamos postando no site uma aula com mais de 40 minutos só sobre o tema criando audiência e é lógico e finalidade é você dar os primeiros passos para […]

Read more

LANÇAMENTO PERPÉTUO | Como vender mais o ano inteiro produtos físicos ou info produtos

Marketing – O QUE FAZER PARA AUMENTAR A CONVERSÃO DE VENDAS?  Em primeiro lugar quero nivelar o assunto respondendo a uma questão: O que é conversão no marketing digital?  Conversão é o termo que usamos para definir uma mudança de nível dentro do PipeLine, o famoso funil de vendas. Se você não sabe o que […]

Read more

Crescimento de 11mil visitantes de forma orgânica. 80% de crescimento de um mês para outro e 65% mais interesse de compra real.

Como implementar a cultura de marketing de resultados na carreira e na empresa? Ninguém quer perder alguém que gera MUITO resultado. Você já deve ter percebido que nem toda empresa e agência foca no resultado real. Certo? Nós odiamos isso. Odiamos resultados medíocres e temos nojo de métricas de vaidade. Aqueles números maquiados e que […]

Read more

Como criar, escolher ou melhorar um InfoProduto pra lançar?

Autoridade em produtos e info produtos Thiago Carneiro, é Founder da Benlev Comunicação e CEO da revista Youmundo e por mais de 20 anos cria e desenvolve produtos para as maiores marcas nacionais e internacionais. Dentre elas L’Oreal, Cor&Ton, Fox Chronos, k8 Music, Elseve Garnier e outras. Além de ser responsável por lançamento, criação e […]

Read more

Cultura de Inovação vs inovação corporativa e o fim do freelancer no Brasil

Marketing Emocional: Primeira temporada Episódio 5 Quem ainda não conferiu a série sobre Marketing Emocional pode aproveitar este final de semana e maratonar todo o assunto no meu canal. Já informando que a série tem 7 episódios e o episódio de número 6 vai ao ar neste domingo. Já o Episódio 7 vai ao ar […]

Read more
Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A