CoolHunting – O que é e como usar pra fomentar inovação?

BS”D

Bem, não é de hoje que estamos falando sobre inovação e colocar a inovação em foco te leva a pesquisar, saber e entender sobre vários assuntos que tem relação com esse. Se você não leu nossas ultimas matérias sobre Curva de adoção de inovação, ou sobre Safari Urbano, leia pois vai ajudar e muito a entender as ferramentas de inovação. Não se esqueça que se sua empresa precisar de consultoria nesta área ela pode contar com a Benlev Comunicação. A Benlev é uma agência de consultoria de ferramentas de Neuro-Marketing e Neuro-Branding e para tal usamos Design Thinking, UX Design como metodologia. Essas ferramentas e profissionais focados nisso ajuda a manter sempre o foco em inovação para prever e se manter na crista da onda e tudo o que está pra acontecer.

Afinal, o que é CoolHunting?
A palavra começou a ser cunhada no inicio dos anos 90, então não é de hoje que as grandes empresas estão abrindo novos Hubs de Inovação. Entretanto, dentro do Hub de Inovação precisa ter o chamado CoolHanter. No Brasil, ainda não encontrei um CH com nome no cargo, entretanto existem perfils profissionais onde podemos verificar esse tipo de profissional. Não se engane, encontrar o perfil correto para essa vaga não é fácil.

Existem cursos para CoolHunter?
Eu encontrei alguns cursos com o tema em boas instituições, mas fazer um curso como esse, só mostram para o profissional de RH ou Gestor do Setor de Inovação que aquela pessoa se interessa pela área. Pois a maioria dos cursos tem pouquíssimos aparatos técnicos necessários para se tornar um bom CoolHunter. Eu vou sugerir uma série de outros cursos que sim você precisa e deve fazer para que possa entregar bons resultados. Imagino que se você seja um Gestor de RH ou Gestor de uma empresa ou marca precisa entender que esse profissional precisa ter um perfil técnico e alguns skills essenciais, caso isso não ocorra você estará com um profissional caro e que vai render pouco em tempo, produtividade e resultados práticos para sua Empresa.

Dentre os cursos que eu acredito serem super importantes estão: CoollHunter, Ux Designer, Emotional Designing Growth, Design Thinking, Neuro-Branding e um curso de leitura corporal.

Lógico que se alguém estiver procurando alguém do ramo da moda, este alguém também estará selecionando alguém que tenha algum tipo de convergência para com seu ramo ou marca. Dificilmente alguém que esteja procurando alguém para a cultura da empresa realmente deseje alguém para inovação disruptiva. Perfils mais técnicos tendem a ser mais adaptáveis a pesquisas com escopos diferentes, mas no geral os profissionais existentes na área se guiam bem mais pelo feeling ou feet com determinada área do que com as metodologias de técnicas. O que é certo ou errado? Acredito que nenhum. O Gestor de RH, de Design ou Inovação deve escolher o perfil que mais se adapta ao que a empresa esteja planejando.

Quais são os principais SKILLS para quem trabalha ou deseja trabalhar na área?
Normalmente quando estamos falando o perfil ideal de um inovador pensamos em uma pessoa super descolada e super na moda. Pensamos em pessoas que necessariamente viveram em diversos países e acompanharam tendências. Mas os SUPER COOL já estão inteirados na moda atual, estão inebriados com o HOJE.

Para trabalhar com o que virá, precisa de um perfil desprendido de vínculos. Então o profissional precisa estar aberto ao diferente, ao novo e ter uma análise fria e baseada em números. É lógico que empatia é super importante, pois estamos falando de foco nas pessoas. Entretanto se este profissional não tiver inteligência emocional e entende-se isso por alguém que consegue entender suas emoções e agir de forma lógica frente a ela. O principal traço pessoal que alguém neste cargo precisa é, raciocínio lógico focado em entender as emoções humanas.

Thiago Carneiro Benlev

LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/thiagobenlev/ INSTAGRAM https://www.instagram.com/thiago.benlev/ PORTFÓLIO https://thiagobenlev.com/Porfolio/ PODCAST COMPLETO https://thiagobenlev.com/podcast BEHANCE https://www.behance.net/thiagobenl564b YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UC6I43kUHU9Oid8T56RQoN7A